Artigos 25 artigo(s) cadastrado(s)
Inicial >> Leitura >> Artigos >> Comentar
Voltar

O uso de tabuleiro no ensino de jogadas ensaiadas a praticantes de futsal

Publicado na Acta Comportamentalia Vol. 22, núm. 4 pp. 453-468.

 

Resumo

 

 

Os objetivos do estudo consistiram em adaptar um tabuleiro (“jogo de botões”) para ensinar jogadas ensaiadas no futsal; comparar o desempenho de treinadores no ensino de jogadas ensaiadas com diferentes graus de dificuldade, em um ambiente estruturado de ensino (tabuleiro) e na quadra de futsal; e comparar o desempenho de crianças praticantes de futsal na execução de jogadas ensaiadas nessas duas condições. Participaram três treinadores e 15 atletas. Inicialmente, as jogadas foram categorizadas e distribuídas entre os treinadores. Durante as sessões, houve o ensino de como usar o tabuleiro e de como executar as jogadas na quadra. Observou-se que treinadores ensinaram corretamente as jogadas ensaiadas em ambas as condições (tabuleiro e quadra), e que os jogadores não demonstraram diferença no número de tentativas para aprender as jogadas quando se comparam as condições de tabuleiro e de quadra. Na condição tabuleiro, os treinadores apresentaram menos instruções técnicas parciais e críticas e emitiram mais elogios do que na condição de quadra. Os dados permitem sugerir que o tabuleiro é um recurso apropriado para o desenvolvimento de comportamentos pré-requisitos em quadra.

 


Palavras-chave: Análise do Comportamento, futsal, jogada ensaiada, Psicologia do Esporte, treinadores 


Enviar para amigo

Enviar

para um amigo

Adicionar um comentário

Comentar

adicionar comentário

Comentar
Adicionar comentário com no máximo caracteres
Todos comentários

0 comentário(s) cadastrado(s)

Publicidade

Ensinando futsal para crianças 1 p
70 Contextos P
Ensinando 2

Parceiros

Enviar para um amigo

Remetente

Destinatário