Artigos 25 artigo(s) cadastrado(s)
Inicial >> Leitura >> Artigos >> Idade de início da prática sistemática e vínculo federativo de jogadores de voleibol masculino
Voltar

Idade de início da prática sistemática e vínculo federativo de jogadores de voleibol masculino

Danilo Augusto Ribeiro.
Carolina Mendonça Vasconcelos.
Wilton Carlos de Santana

Publicado na Conexões: Revista da FEF/UNICAMP, Campinas, v.11, n.3, p.75-85, jul./set..2013.

 

Resumo

O objetivo do estudo foi traçar um perfil de iniciação de jogadores participantes da Superliga Nacional de Voleibol 2010/2011. Para tanto, foi utilizada a técnica de observação direta extensiva e a aplicação de um formulário contendo quatro questões. Participaram do estudo 95 jogadores com média de idade de 25,32(± 4,72) pertencentes a oito equipes de quatro estados. Para análise dos dados, utilizou-se a contagem, a estatística descritiva percentual, média e desvio padrão. Os resultados apontaram que 85,27% iniciaram a prática sistemática entre 10 e 12 anos, idade recomendada pela literatura; 69,48% vincularam-se à federação de seu estado na idade recomendada para iniciar a especialização no voleibol, a partir dos 14 anos e 72,40% praticou outro esporte de forma sistemática além do voleibol. Conclui-se que ao iniciar a prática sistemática e o vinculo federativo em idades recomendadas pela literatura, os participantes não passaram por um processo de especialização precoce na modalidade, contrapondo a ideia de que para se chegar à categoria principal no esporte coletivo, devem-se especializar precocemente os participantes.

Palavras-Chave: Voleibol; Iniciação; Especialização precoce. 

Enviar para amigo

Enviar

para um amigo

Adicionar um comentário

Comentar

adicionar comentário

Todos comentários

1 comentário(s) cadastrado(s)

Li e gostei, mas tenho reparos. Claro que se trata de trabalho de final de curso. Sou um estudioso no assunto, não dono da verdade, e já me reportei ao João Crisóstomo (citado na Bibliografia, Volei vs. Volei) sobre o artigo dele. Poderá ver em www.procrie.com.br/teoriavs.pratica/ Quando quiser, poderemos conversar pois tenho novas ideias que mencionarei no Procrie. Abraço.

Roberto Pimentel

Publicidade

70 Contextos P
DVD - Análises táticas
Ensinando 2

Parceiros

Enviar para um amigo

Remetente

Destinatário