Artigos 25 artigo(s) cadastrado(s)
Inicial >> Leitura >> Artigos >> O uso de tabuleiro no ensino de jogadas ensaiadas a praticantes de futsal
Voltar

O uso de tabuleiro no ensino de jogadas ensaiadas a praticantes de futsal

Henrique Bayer.
Verônica Bender Haydu.
Wilton Carlos de Santana.
Silvia Regina de Souza

Publicado na Acta Comportamentalia Vol. 22, núm. 4 pp. 453-468.

 

Resumo

 

 

Os objetivos do estudo consistiram em adaptar um tabuleiro (“jogo de botões”) para ensinar jogadas ensaiadas no futsal; comparar o desempenho de treinadores no ensino de jogadas ensaiadas com diferentes graus de dificuldade, em um ambiente estruturado de ensino (tabuleiro) e na quadra de futsal; e comparar o desempenho de crianças praticantes de futsal na execução de jogadas ensaiadas nessas duas condições. Participaram três treinadores e 15 atletas. Inicialmente, as jogadas foram categorizadas e distribuídas entre os treinadores. Durante as sessões, houve o ensino de como usar o tabuleiro e de como executar as jogadas na quadra. Observou-se que treinadores ensinaram corretamente as jogadas ensaiadas em ambas as condições (tabuleiro e quadra), e que os jogadores não demonstraram diferença no número de tentativas para aprender as jogadas quando se comparam as condições de tabuleiro e de quadra. Na condição tabuleiro, os treinadores apresentaram menos instruções técnicas parciais e críticas e emitiram mais elogios do que na condição de quadra. Os dados permitem sugerir que o tabuleiro é um recurso apropriado para o desenvolvimento de comportamentos pré-requisitos em quadra.

 


Palavras-chave: Análise do Comportamento, futsal, jogada ensaiada, Psicologia do Esporte, treinadores 

Enviar para amigo

Enviar

para um amigo

Adicionar um comentário

Comentar

adicionar comentário

Todos comentários

0 comentário(s) cadastrado(s)

Publicidade

DVD - Análises táticas
Ensinando futsal para crianças 1 p
70 Contextos P

Parceiros

Enviar para um amigo

Remetente

Destinatário