Entre o quadro e a quadra 190 artigo(s) cadastrado(s)
Voltar

Há explicação?

Entendo que a jovem Patricia, torcedora de futebol, errou ao se manifestar de forma grosseira e racista contra o goleiro do Santos, Aranha. Isso já havia acontecido antes, no voleibol, contra o jogador Michael. Mas, naquele caso, o ato foi homofóbico.

Em comum o fato de se "estar torcedor". Será que esses locais(estádio, ginásio), onde se está anônimo e, muitas vezes, envolvido passional e emocionalmente com o jogo e o seu time de devoção, potencializam atos desse tipo? Há, ainda, muito mais coisas ruins, como a violência física que, em alguns casos, deflagra a morte de alguns torcedores, ou seja, há quem ofende e há quem bate. Isso realmente não combina com o esporte, que quer fazer emocionar, educar e entreter.

Não conheço a jovem e os demais que cometeram esse erro. Mas pergunto-me se esses o fariam numa sala de aula, num restaurante, na fila de um cinema. Será que a jovem Patrícia não tem amigos negros? É bem possível tê-los. "Macaco" num campo de futebol é o mesmo que "macaco" na fila de um cinema? "Veado" num ginásio de esportes é o mesmo que "veado" numa sala de aula? Há mais alguma coisa aí que não entendo. Os sociólogos e os psicólogos fariam bem se explicassem isso à sociedade. Já que não há justificativa para o ato da Patrícia, haveria alguma explicação?

O fato é que daqui pra frente a vida dessa jovem virará do avesso. Leio manifestações muito hostis contra ela. Gente violenta se manifestou. Alguns a ameaçaram de morte, de estupro! Para mim se trata de mais e maiores equívocos. Combater o mal com o mal? Não é por aí.

Houve um erro. Aprendemos todos. Mas, que fique claro, não há prazer na dor do Aranha, do Michael e, também, na da Patrícia. Precisamos dizer não para a homofobia, para o racismo e para a perseguição.

Assinatura Wilton Santana
Enviar para amigo

Enviar

para um amigo

Adicionar um comentário

Comentar

adicionar comentário

Todos comentários

0 comentário(s) cadastrado(s)

Publicidade

70 Contextos P
DVD - Análises táticas
Ensinando 2

Parceiros

Enviar para um amigo

Remetente

Destinatário