Editoriais 31 artigo(s) cadastrado(s)
Inicial >> Leitura >> Editoriais >> Estudar Futsal
Voltar

Estudar Futsal

Imagem do autor do artigo

Wilton Carlos de Santana

Docente do Curso de Esporte da UEL (PR)

Doutor em Educação Física - UNICAMP (SP)

Em janeiro de 2009 iniciam-se as aulas do curso de Especialização em Futsal da Unopar, em Londrina. Trata-se da 5ª turma. As anteriores correspondem aos anos de 2003, 2004, 2006 e 2007. No ano passado, em virtude do Mundial no Brasil, não ofertamos o curso, pois o calendário apertou para os profissionais da área.

      Presenciei a reunião de alunos de todo o Brasil nessas quatro edições, em sua maioria treinadores de jovens (crianças e adolescentes). Isso é compreensível, porque há mais equipes de base do que principais. Muitas vezes, encontrei treinadores de jovens mais experientes do que os que atuam na categoria principal, isto é, com mais anos de ensino. Outro segmento que cresceu foi o de treinador e treinadores de futsal feminino.

      O que pouca gente percebe é que confinados numa Universidade por seis semanas (duas em janeiro, uma fevereiro e três em julho), muitas experiências são compartilhadas. Os alunos aprendem com o corpo docente (professores e treinadores), mas também uns com os outros.

      Tem aluno que passou por esse curso e, na vida que segue, virou doutor, mestre, professor universitário, treinador de equipe principal etc. Cada um seguiu o seu sonho. Muitos, nas conversas que tivemos, me disseram que o curso os ajudou a ampliar os horizontes, a dar melhores aulas e treinos. É isso o que importa. Prosseguir. Além dos elogios, eu aprecio as críticas, que me fizeram alterar disciplinas ao longo do tempo, ajustando a matriz curricular. Pena que quem criticou não pôde usufruir, pois as alterações aconteceram na próxima turma.

      No 1º módulo, em virtude do calendário nacional, a preferência foi para os técnicos e preparadores que atuam com o futsal de alta competição.

Quadro 01 − Disciplinas da pós em futsal – 1º módulo

Datas                                                                             Disciplinas
 
19, 20, 21/01                                               Metodologia do treinamento técnico-tático
 
22, 23, 24/01                                               Tática de alta competição I
 
26, 27/01                                                    Tecnologia aplicada ao futsal
 
28/01                                                          Preparação de goleiros: iniciação e alta competição
 
29, 30, 31/01                                               Tática de alta competição II
 
02, 03/02                                                     Preparação física de alta competição
 
04, 05, 06/02                                               Tática de alta competição III
 
07/02                                                          Metodologia da pesquisa científica
 

     Já no 2º módulo, a ênfase recairá na pedagogia do futsal, mas ainda haverá disciplinas ligadas ao rendimento elevado.

Quadro 02 − Cronograma da pós em futsal – 2º módulo

Datas                                                                            Disciplinas
 
06, 07/07                                                    Treinamento na Infância e na Adolescência
 
08, 09, 10/07                                               Pedagogia do Esporte
 
11/07                                                          Metodologia da Pesquisa Científica
 
13, 14, 15/07                                               Pedagogia do Futsal
 
16, 17/07                                                     Psicologia do Esporte de Alta Competição
 
18, 20/07                                                     Metodologia da Pesquisa Científica
 
21, 22/07                                                     Didática e Metodologia do Ensino Superior
 
23, 24/07                                                     Futsal Feminino de Alta Competição
 

      Costumo dizer que o futsal, por ser esporte, é um fenômeno sujeito à novidade. Por isso, é adequada a atitude de estudá-lo. O nosso curso, hoje, quer tratar, sobretudo, das questões metodológicas (como se ensina), pois entendemos que o trabalho de professores e o de treinadores, seja nas escolinhas, na escola, nas equipes de base federadas, nas equipes profissionais, é de intervenção.

      Para os que já se inscreveram, diria que fizeram uma boa opção. Para os que estão em dúvida, espero que este texto ajude a dissipá-las.

 

Enviar para amigo

Enviar

para um amigo

Adicionar um comentário

Comentar

adicionar comentário

Todos comentários

0 comentário(s) cadastrado(s)

Publicidade

70 Contextos P
Ensinando 2
Ensinando futsal para crianças 1 p

Parceiros

Enviar para um amigo

Remetente

Destinatário