Editoriais 31 artigo(s) cadastrado(s)
Inicial >> Leitura >> Editoriais >> Parte do segredo do sucesso brasileiro
Voltar

Parte do segredo do sucesso brasileiro

Imagem do autor do artigo

Wilton Carlos de Santana

Docente do Curso de Esporte da UEL (PR)

Doutor em Educação Física - UNICAMP (SP)

   Penso no que levou o Brasil a vencer a Espanha e solidificar sua hegemonia em âmbito mundial - são quatro conquistas (1989, 1992, 1996 e 2008) contra duas dos espanhóis (2000 e 2004). Certamente, muitos fatores contribuíram para isso. Listaria, minimamente, sete pontos:
A ciência aplicada à preparação da Seleção Brasileira.
O planejamento e a execução deste.
O fato de a CBFS ter contratado o PC, o técnico mais bem sucedido desde a criação da Liga Nacional (em 1996).
A experiência de o PC ter trabalhado na Espanha e ter tido a postura lúcida de estudar exaustivamente a mentalidade de jogo dos espanhóis.
Termos virado um “time”, isto é, sem problemas aparentes de relacionamento.
A experiência dos nossos jogadores em território espanhol.
Termos nos desenvolvido defensivamente.

 

“Sem isso, hoje a Espanha seria tricampeã mundial e nós ainda avaliaríamos que perdemos para eles e não que eles nos venceram”.

 

      Entretanto, há uma declaração (leia aqui) do capitão da seleção, o ala Vinicius, sobre o time espanhol que me chamou muito a atenção. À véspera do jogo final, declarou que a Espanha se trata de "uma ótima equipe", que "a base deles é o conjunto", que "não têm mentalidade individualista, o que os torna muito fortes", que "têm uma ótima preparação e sabem interpretar cada momento do jogo", que os considerava "muito perigosos". Nada de novo nisso, mas absolutamente singular em se tratando do depoimento de um jogador escolhido para “capitanear o barco”.

      Isso mostra que parte dessa geração, após perder duas Copas (2000 e 2004), finalmente reconheceu que precisava mudar a mentalidade para vencer seu maior adversário. Era necessário admitir, como expressado nessa mesma entrevista pelo jogador, que se poderia aprender muito com eles.Aí está para mim parte significativa do segredo do título brasileiro. Sem isso, hoje a Espanha, possivelmente, seria tricampeã mundial e nós ainda avaliaríamos que perdemos para eles e não que eles nos venceram.

Enviar para amigo

Enviar

para um amigo

Adicionar um comentário

Comentar

adicionar comentário

Todos comentários

0 comentário(s) cadastrado(s)

Publicidade

DVD - Análises táticas
Ensinando futsal para crianças 1 p
Ensinando 2

Parceiros

Enviar para um amigo

Remetente

Destinatário