Iniciacao 70 artigo(s) cadastrado(s)
Inicial >> Leitura >> Iniciação >> A gestação do craque
Voltar

A gestação do craque

Imagem do autor do artigo

Wilton Carlos de Santana

Docente do Curso de Esporte da UEL (PR)

Doutor em Educação Física - UNICAMP (SP)

Um dos temas que mais me chamam a atenção no esporte de alto rendimento é a excelência de alguns jogadores; seu nível de desempenho. Por exemplo, como ficar indiferente a camaradas como Neymar e Messi? Exibem jogadas excepcionais; costumam decidir jogos; ganham títulos; são artilheiros; pensam antes e melhor do que os demais jogadores.

Como chegar a esse nível de excelência (expertise)? Levaria quanto tempo? Quais caminhos percorrer? Evidentemente que se trata de um tema complexo, o qual não conseguiria responder num texto tão curto. Porém, algumas pistas são reveladoras.

Inicio por uma afirmativa dos professores Luis Miguel Ruiz Pérez e Joseán Arruza Gabilondo acerca do expert (perito), num livro belíssimo intitulado “El proceso de toma de decisiones en el deporte: clave de la eficiencia y del rendimiento óptimo” (O processo de tomada de decisões no esporte: chave da eficiência e do rendimento elevado”):

Sem nenhuma dúvida, chegar a ser um perito não é um objetivo fácil. Ao contrário, supõe muitas horas de treinamento intencional e deliberado. Para muitos pesquisadores, baseando-se em muitos estudos realizados com grandes mestres de xadrez, são necessários mais de 10 anos focados no alto rendimento e na competição para se chegar a ser um perito em alguma atividade, incluindo os esportes, o que ficou conhecido como “a regra dos 10 anos”.

Primeira pista: precisa-se de um longo tempo.

Fique atento: 10 mil horas de prática para se atingir uma performance de elite (expertise), na prática tratar-se-ia de praticar 3 horas diárias ou 20 horas semanais durante 10 anos! No esporte, isso ficou conhecido como a “regra dos 10 anos” de treinamento.

Entretanto, essa prática deve ter um caráter especial, isto é, ela deve ser dirigida de maneira intencional e com objetivos delineados com a finalidade de se alcançar altos níveis de performance. A isso denominou-se “prática deliberada”. Prática deliberada implica, portanto, em praticar para se melhorar, com motivação, por vontade própria, de forma compenetrada, com instrução de qualidade, de forma intensa, diria até, obsessiva.

Segunda pista: a prática precisa ser preparada.

Mas por que precisa de tanto tempo? Penso que fica mais fácil entender isso se compreendermos algumas virtudes, alguns atributos do chamado expert. Para tanto, me apóio novamente nos professores espanhóis:

1º) Os peritos empregam muito menos tempo na solução de um problema esportivo se comparados ao tempo empregado por novatos;

2º) Quando a informação que se vai considerar tem sentido e significado para a prática esportiva, os peritos são capazes de detectá-la e empregá-la com mais rapidez e eficácia do que os que não são peritos;

3º) Os peritos aprenderam a empregar seu conhecimento para prever e antecipar-se ao que pode ocorrer em cada momento. Logo, os peritos estão várias jogadas a frente de seus adversários;

4º) Os peritos captam e interpretam melhor seus erros e a dificuldade das tarefas; gerem de forma econômica seu esforço físico e mostram melhores habilidades metacognitivas (relacionadas ao entendimento, manipulação e controle do próprio processo de aprendizado) do que os que não são peritos.

Deu para compreender? Não seria mesmo possível chegar a esse nível de desempenho sem um tempo longo de prática e de qualidade de prática.

Isso representaria para os treinadores (desde cedo) mais responsabilidade na preparação do treino a fim de aprimorar os jogadores? Sim, pois são eles que preparam o tipo de prática na qual aqueles estão inseridos.

Tempo de prática (quantidade) e tipo de prática (qualidade). Sem isso, sem jogadores como Neymar e Messi.

Enviar para amigo

Enviar

para um amigo

Adicionar um comentário

Comentar

adicionar comentário

Todos comentários

0 comentário(s) cadastrado(s)

Publicidade

DVD - Análises táticas
70 Contextos P
Ensinando 2

Parceiros

Enviar para um amigo

Remetente

Destinatário