REGRA 06 - CRONOMETRISTA E ANOTADOR

O cronometrista e o anotador exercerão suas funções numa mesa do lado de fora da quadra de jogo, próximo à linha divisória do meio da quadra, junto à zona de substituição.

O CRONOMETRISTA terá como atribuições:

  1. Controlar que o tempo de jogo tenha a duração estabelecida na regra n.º 7;
  2. Colocar o cronômetro em movimento por ocasião da bola de saída, arremesso de meta, tiros livres direto e indireto, lateral, de canto, penalidade máxima, tiro livre direto sem barreira, bola ao chão e após o tempo técnico solicitado pelo treinador;
  3. Controlar os 2 (dois) minutos cronometrados da expulsão temporária do jogador, fiscalizando a entrada de outro jogador que ocorrerá somente depois de completado o tempo ou a equipe sofrer um gol, podendo ser com a bola em jogo ou fora de jogo;
  4. Avisar, mediante apito de sinal acústico diferente ao dos árbitros, mesmo tendo sirene no placar eletrônico, os finais do primeiro e segundo período da partida e de tempo suplementares;
  5. Comunicar a solicitação de tempo técnico pelo treinador quando a bola estiver fora de jogo e somente conceder o tempo técnico quando a bola for a favor da equipe do treinador solicitante;
  6. Ter o controle e domínio do manuseio do cronômetro eletrônico em todos os seus detalhes;
  7. Travar o cronômetro independente da determinação dos árbitros, quando houver a paralisação da partida pelos árbitros nos pedidos de tempo técnico, na assinalação de faltas, na ocasião do atendimento médico aos jogadores dentro da quadra de jogo, nas saídas de bola pelas linhas laterais e de metas, nas marcações de tentos ou quaisquer outras paralisações;
  8. Por ocasião da cobrança de um tiro livre sem barreira, acionar o cronômetro logo após a bola ser movimentada;
  9. Controlar o 1 (um) minuto nos pedidos de tempo técnico das equipes;
  10. Conferir a calibragem das bolas do jogo e bolas reservas;
  11. O cronometrista avisa que o tempo terminou e um dos árbitros encerra o jogo;
  12. No arremesso de meta ou tiro livre, favorável a equipe defensora dentro de sua área penal, o cronômetro deve ser acionado quando a bola sair da área penal.

O ANOTADOR terá como atribuições:

  1. Examinar as fichas de identificação dos jogadores e da comissão técnica, antes do início da partida;
  2. Registrar as 5 (cinco) primeiras faltas acumulativas praticadas pela equipe em cada período de jogo;
  3. Anunciar aos árbitros, a marcação da 5ª (quinta) falta acumulativa, de cada equipe mediante o uso de seu apito, para que estes informem ao capitão da equipe;
  4. Usar apito de silvo diferente e inconfundível dos utilizados pelos árbitros;
  5. Usar tempestivamente seu apito para comunicar qualquer substituição de jogador feita irregularmente, mesmo com a bola em jogo, quando as circunstâncias o exigirem;
  6. Anotar na súmula de jogo o número de registro e da camisa dos jogadores de cada equipe participante da partida, marcadores de tentos, pedidos de tempo técnico, substituições e tudo mais que relacione com a partida;
  7. Controlar as infrações penalizadas com tiros livres diretos, praticadas pelos jogadores durante o decorrer da partida;
  8. Alem de suas funções normais também desempenhará as funções de cronometrista, em caso de ausência deste;
  9. Sinalizar para os árbitros o número dos jogadores que foram penalizados com cartões e os que marcaram gols e aguardar a sua confirmação;
  10. Fazer o relatório do jogo na súmula, quando não houver Representante;
  11. Exigir que o técnico ou treinador e o capitão de cada equipe, assinem a súmula da partida antes do início da mesma;
  12. Deverá ter o controle dos jogadores que estão participando em cada momento do jogo;
  13. Ajudará a controlar o comportamento dos jogadores e membros da comissão técnica no banco de reservas;
  14. Auxiliará no controle dos equipamentos dos substitutos antes de entrarem na quadra e durante o jogo;
  15. Anotará todas as interrupções do jogo e os motivos, tempo de cada paralisação e tempo transcorrido de jogo nas paralisações;
  16. Ao término do jogo, entregar uma cópia da súmula a cada uma das equipes, solicitando que confiram todas as anotações registradas;
  17. Para sinalizarem a numeração das camisas acima de vinte, devem indicar as dezenas com as costas das mãos e as unidades com as palmas das mãos.

Recomendações:

  1. O anotador e o cronometrista, devem estar sempre atentos quando da substituição de jogadores e quando verificarem que for incorreto comunicar aos árbitros;
  2. Os anotadores e cronometristas devem observar também as substituições feitas tentando ludibriar os adversários e a equipe de arbitragem e informarem aos árbitros;
  3. Os anotadores e cronometristas devem solicitar aos técnicos ou treinadores que permaneçam em seus locais permitidos para instruir as suas equipes;
  4. Os anotadores e cronometristas devem auxiliar os árbitros a controlarem as camisas dos goleiros linha, quando estes forem entrar na partida.

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