O Site
Inicial >> Leitura >> O Site
Voltar
Imagem do autor do artigo

Wilton Carlos de Santana

Docente do Curso de Esporte da UEL (PR)

Doutor em Educação Física - UNICAMP (SP)

A pedagogia é uma área de conhecimento que se dedica a estudar a prática educativa. Essa prática, social, se manifesta no dia-a-dia, nos mais diferentes cenários. A sua finalidade é mediar o desenvolvimento das pessoas. Educá-las. Isso tem a ver com habilidades, capacidades e atitudes. Portanto, a pedagogia é intencional, pois se alicerça em certas concepções, certos princípios, que se manifestarão num conjunto de métodos, procedimentos e condutas. Logo, quem investiga a prática educativa, acaba descobrindo as idéias que algumas pessoas têm para outras.

Em se tratando de esporte em geral e em particular de futsal aplica-se o mesmo raciocínio: debruçando-se sobre a prática educativa realizada nos mais diferentes cenários em que se manifesta o futsal é possível desvelar as idéias dos pedagogos esportivos. Conferir, por exemplo, para que contribui a prática que ali se faz. A decorrência disso, isto é, dos estudos em pedagogia, é a construção de conhecimento que possa "abalar" a prática educativa, tranformando-a para melhor.

Diria que a finalidade da pedagogia do esporte é organizar pedagógico-didaticamente este último, de modo que as diferentes práticas educativas, independentemente do cenário, cumpram a tarefa de educar as pessoas.

Em particular, penso que em se tratando de pesquisar, compreender e ensinar futsal há muito para ser discutido. Por extensão, acredito que as possibilidades pedagógicas de avançar no conhecimento, da iniciação ao alto nível, estão abertas.

Posto isso, diria que esta página cumprirá o seu papel sempre que estabelecer com os leitores uma conexão construtiva. A página perseguirá o diálogo com a realidade e quer ser legitimada por esta virtude.

Publicidade

Ensinando futsal para crianças 1 p
70 Contextos P
Ensinando 2

Parceiros